terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Carne de ouro: Estupidez Adotada Por Jogadores de Futebol

 


Fazer algo inútil, sabendo que é inútil, é estupidez. Se você quer comer carne de ouro, sabendo que isso não acrescenta em nada ao sabor, por qual outro motivo você faria isso? Sim! ostentação pela ostentação, e isso é algo estúpido de se fazer.

Os jogadores Gabriel Jesus, Vinicius Jr., Éder Militão e Bremer estiveram com Ronaldo Fenômeno no restaurante do famoso chef Salt Bae. Os caras experimentaram o famoso Golden Ottoman Steak, peça de carne folheada com ouro 24 quilates, que chega a custar R$ 9 mil.

A reação foi imediata: esses inúteis foram criticados pela ostentação. A internet se dividiu entre os críticos e os favoráveis aos comedores de ouro.

Eu até entenderia os que acham essa imbecilidade válida: se eles também tivessem ouro para colocar em suas respectivas carnes. Eu acho curioso esses defensores serem favoráveis a algo que nem eles próprios são capazes de fazer. 

Palavras de Vinicius Júnior: "Em meu momento de lazer eu posso fazer o que eu quiser"

O cara nem poderia dizer que ele comeu carne com ouro por seu inigualável sabor, pois do ponto de vista culinário o ouro não acrescentou absolutamente nada. O cara foi apenas reativo e deu uma resposta defensiva. Isso é um tapa na cara da população brasileira que cultua esses jogadores como se fossem algo divino. Alguns deles podem ter surgido da pobreza, mas ao se transformarem em atletas famosos parece que se converteram em ricos esnobes e estúpidos. 

O cara pode ser rico e pode esbanjar dinheiro, mas perceba que ele nem sequer é capaz de fazer uma argumentação coerente. Ele apenas se limitou a dar uma resposta totalmente na defensiva. 

Você pode pintar um porco de ouro, mas ele continuará a ser um porco. 

Será que é isso que significa ser rico? Ter posses materiais e exibir o seu estilo de vida em um mundo onde milhões não possuem nem sequer o básico para sobreviver? Você vive pra si ou vive para os outros? É válido fazer coisas estúpidas para ostentar e reafirmar a sua posição social? 

Será que a vida de rico é tão vazia e superficial que os ricos precisam desse tipo de atitude ? 

Vinicius Júnior poderia ser mais sincero e dar uma resposta mais apropriada. Ele poderia dizer que não foi ali para uma experiência gastronômica. Ele podia dizer que foi ali apenas para exibir o seu estilo de vida rico, pois isto massageia o seu ego e o faz se sentir bem. Pronto! não precisa ser hipócrita. Seria bem melhor ser sincero e admitir o óbvio. 

"os caras fazem o que eles quiserem com o dinheiro deles, fruto de trabalho e esforço"

"O dinheiro é deles" foi a argumentação que eu mais vi nas redes sociais. Vamos falar da motivação dos jogadores: eles não foram até o restaurante para degustar carne. A única motivação foi ostentar o estilo de vida deles e mais nada. Por qual motivo uma pessoa precisa mostrar que pode gastar rios de dinheiro em trivialidades? Por que alguém precisa fazer algo assim? Todos nós já sabemos que eles são ricos, mas o que os leva a esse show patético? Esses caras são motivados apenas pelo desejo de parecerem superiores. O ego se torna inflado se eles sentem que estão acima de bilhões de pessoas em todo o planeta. Não existe outra resposta para essa questão, e é exatamente por isso que eles foram tão criticados. Os caras foram longe na ostentação, mas como também são hipócritas, nenhum deles admitiu a realidade.

Qualquer pessoa famosa que usa sua posição para fazer idiotice tem que receber crítica pesada para isso!

Algumas pessoas pensam que são advogados de defesa de jogadorezinhos riquinhos e mimados e já saem pra defender. Há uma falha nessa argumentação, pois pra uma pessoa ser tão rica a ponto de desperdiçar R$ 9 mil o trabalho e o esforço não é suficiente, entram muitas outras variáveis. Isso é fácil de entender, pois há bilhões de pessoas no planeta que trabalham e se esforçam e não possuem condições de comer carne com ouro, incluindo os advogados de defesa das redes sociais. Defender um privilégio que você não consegue acessar é o auge da estupidez pra mim. 

Se alguém precisava de alguma evidência para demonstrar que esses jogadores estão se lixando para a população brasileira, aí está: churrasco de ouro! Se isso não lhe convence, desista! 

"Mas o dinheiro é deles..."

Eu percebi essa argumentação de forma muito insistente. É quase como dizer: "Pessoas ricas possuem o direito de fazer coisas estúpidas e não deveriam ser criticadas"

Tem um problema aí: Tomar as dores de ricos não lhe fará rico. Ou você tem a ilusão de algum dia ser rico o suficiente para poder rasgar o próprio dinheiro. Mas isso vai lhe transformar em uma pessoa tão vazia, tão superficial e tão frágil que uma simples crítica lhe incomoda tanto.

Eu me incomodaria muito de ser um rico ostentador com necessidade de exibição. Eu me incomodaria de estar cercado de amigos assim. Ostentar é um desvio de caráter, e se eu estou fazendo algo errado a última coisa que eu queria é estar cercado de pessoas reforçando o meu equivoco e me convencendo de que está tudo bem. Eu não estaria confortável de viver dentro dessa bolha de ignorância, mesmo que fosse uma bolha dourada de ouro. 

É curioso notar como o dinheiro pode suscitar tantos comportamentos negativos nas pessoas e isso muitas vezes é normalizado. Os ricos possuem uma imensa legião de defensores que os protegem de forma involuntária. A massa de pessoas vive na ilusão de que um dia irão ascender socialmente e um dia terão acesso a riqueza. Por esse motivo, quando um rico é criticado eles tomam como uma ofensa pessoal, parece que estão criticando um membro da própria família. 

Não! você não pertence a isso! Se uma pessoa ostenta algo ela só quer se alimentar da sua inveja. Ela quer inflar o ego se considerando melhor que você. E qual a sua atitude? ficar com raiva de quem tem mais neurônios que você? 

Hoje em dia, vivemos a doença do exibicionismo. Tudo tem que ser exibido! ricos fazendo 10, 20, 30 stories no Instagram. Sentam para comer, mas precisam parar 2 minutos para tirar foto do que comem. Viajam, e fazem 50 registros da viagem. Vão namorar, e precisam exibir que estão com alguém e praticam sexo. Dedicam uma boa parte do seu tempo e da sua energia mostrando exatamente tudo o que estão fazendo. O celular não para, fotos, stories, engajamento, comentários e ego inflado. Essa é a doença moderna e você é a pessoa que aplaude isso. 

Eu não estou nem aí para o dinheiro dos outros. Se comem carne de ouro, eu não tenho nada a ver com isso. Se o dinheiro deles vira pó, eu também não tenho nada a ver com isso. Chorar por jogador, defender jogador e dar engajamento pra rede social de jogador não me fará entrar dentro do universo deles. O universo da superficialidade e estupidez, eu passo longe....

Mas eu quero riqueza...

Mas pra que? pra esbanjar e ser refém da aprovação alheia? pra ser refém de engajamento? pra ser escravo de rede social? para fazer coisas pensando nos outros? Pra aplacar a sua superficialidade? 

Você quer comer carne de ouro? mesmo sabendo que o outro não acrescenta em nada ao sabor da carne? É isso que quer?

Eu gostaria de ter experiências que realmente valham a pena, e se alguma comida custa tão caro eu penso que no mínimo deveria ser uma experiência única, deveria ser um sabor incrível. Por que eu faria diferente?

As pessoas pensam que a riqueza é um escudo onde elas ficarão atrás e estarão ilesas, seguras e protegidas. A crítica não vai alcançar, todos os problemas sumirão e tudo ficará bem. Os defeitos sumirão como mágica, você só terá aprovação e tudo o que fizer estará acima do bem e do mal. 

No fim de tudo, as pessoas são apenas arrogantes, egoístas, hipócritas, inseguras e vazias. Não adianta se cobrir de ouro se por dentro você é assim. Esta são lições difíceis para um ostentador, pois ostentadores são criaturas reativas e não raciocinam. 


Não poderia faltar a comparação entre a pobreza e os comedores de ouro. Eu acho que existe algo muito errado em um planeta onde algumas pessoas morrem de fome e enquanto outras estão comendo ouro. No mínimo, tem algo de muito errado aqui. 

"Mesmo se os jogadores não comessem a carne de ouro, ainda existiram os pobres.."

Primeiramente, é sempre curioso ver que sempre existe um soldado de pé pronto para defender pessoas privilegiadas, sendo que ele próprio não tem privilégios. Deve ser boa a sensação de ter defensores que você nem chamou e não deve nada a eles.

Segundo, ninguém diz que ninguém tem que deixar de fazer nada. O direito a estupidez sempre foi garantido e os estúpidos não precisam ficar com medo de alguém lhes remover o direito de fazer as suas estupidezas. 

A questão aqui, é o questionamento. O ser humano jamais vai alterar a sua realidade enquanto ele se limitar a apenas aceitar o que vê sem fazer nenhum tipo de reflexão. Se alguns riquinhos fazem idiotices e um grupo de pessoas aplaude nós temos que refletir sobre o que acontece aqui e que tipo de sociedade queremos pra nós. 

Será que queremos essa sociedade desigual que mata pobres e aplaude comedores de ouro? Se é isso, ok! então, vamos aplaudir essa sociedade estupida. Me dê meu bife de ouro e que o resto do mundo se exploda. É isso que é o correto? Beleza!

Apenas não precisamos ser hipócritas e mentirosos. Vamos logo assumir que essa merda de sociedade fracassou, vamos abraçar a irracionalidade e vamos aguardar a nossa extinção enquanto ficamos empanturrados de ouro. 

Às vezes eu penso: será que essa sociedade quer refletir? ou será que ela prefere emburrecer cada vez mais? emburrecer a tal ponto que a burrice vai ser tão elevada que vai nos levar a extinção como espécie. Será que é isso que a humanidade quer?

"Ain, os jogadores tem trabalhos sociais.."

Isso é o mesmo que eu comer 20 pães e depois dar as migalhas para um morto de fome. Vou chamar isso de trabalho social! Olha que maravilha! Como eu sou bom! Como eu penso nos outros! Venham aqui e me coloquem em um pedestal!

Sim, os caras tem trabalhos sociais, mas isso serve pra que? um atestado de bondade? um verniz de honestidade? um escudo para as críticas? 

Isso é algo bem típico de rico: esconder-se atrás do escudo das "ações sociais" enquanto ainda permanecem promovendo os próprios interesses. Isso se chama marketing pessoal e também serve para abater impostos. Quem precisa ostentar ou fazer outras idiotices não é alguém com boas intenções. Se você acredita em papai-noel o problema é seu.

Os pobres não precisam de esmolas de ricos e nem serem usados para melhorar o marketing pessoal de comedores de ouro. Eles precisam é da erradicação das condições que provocam a pobreza. É disso que eles precisam e quase ninguém discute isso. O problema tem que ser eliminado em sua raiz. Enquanto houver gente achando que o fim da pobreza passa por ações individuais, a pobreza vai se perpeturar e provavelmente veremos o colapso da sociedade e não veremos o fim da pobreza.