domingo, 6 de junho de 2010

Casas mal-assombradas

Quando fantasmas resolvem "morar" em uma casa diz-se agora que aquele imovél está "mal-assombrado". O curioso é que esses mesmos fantasmas, teoricamente seres imateriais, poderiam facilmente se revezar assombrando várias casas diferentes em uma mesma vizinhança ou estar em vários lugares simultâneamente. Por motivos desconhecidos eles preferem esta ou aquela residência, geralmente abandonada.

Caçar fantasmas parece ser uma profissão interessante. Não é incomum encontrarmos esses "profissionais" aparecendo em programas de televisão para exibirem as suas supostas capacidades de detectar todo tipo de assombração , sempre munidos com seus equipamentos. Ás vezes utilizam um detector de radiações eletromagnéticas, se o ponteiro se mexe é porque naquele local existe atividade fantasmagórica. (vale lembrar que qualquer coisa pode emitir uma quantidade razoável de radiação eletromagnética).

Idéias sobre casas mal-assombradas muitas vezes são exploradas em filmes de Hollywood, levando a sensação de terror e imaginação ao extremo. Essas idéias também chegam até nós através de testemunhos de pessoas que frequentaram uma casa em que ocorriam fenônemos estranhos que elas só poderiam encontrar uma explicação sobrenatural. Vale lembrar que esses testemunhos não podem ser considerados confiáveis, muitas vezes eles são parciais, seletivos, passados adiante por pessoas supersticiosas e que ignoram completamente os princípios básicos da ciência.

Tudo o que os entusiastas fantasmagóricos possuem para apoiar suas crenças são testemunhos e histórias. Ambos são insuficientes para apoiar uma crença dessas proporções. Pessoas que testemunham coisas fantásticas poderiam facilmente estar impressionadas, auto-sugestionadas ou simplesmente ter visto uma coisa e imaginado que viu outra completamente diferente. Histórias podem ser simplesmente imaginadas, e quando são passadas adiante tendem a se deformar cada vez mais, pois cada um que passa a história para frente tende a impregná-la um pouco mais com suas próprias crenças e superstições. Um pequeno conto inocente pode tomar as proporções de história apavorante e durar por anos, ou até séculos !

Pessoas que frequentaram casas mal-assombradas relatam uma série de ocorrências estranhas para justificar sua crença no sobrenatural. Elas estão absolutamente convencidas de que não existe nenhum tipo de explicação racional. Mas o que é que existe em uma casa mal-assombrada ? Em geral elas relatam queda súbita de temperatura, sensação de estarem acompanhadas, e na maioria das vezes sons estranhos que elas não conseguiam distinguir.

Claro que há relatos ainda mais fantasiosos e malucos envolvendo aparições, vozes, sons de correntes arrastando e tudo mais. Há histórias ainda mais malucas que relatam pessoas sendo assassinadas por assombrações, nem é preciso dizer que fatos extraordinários requerem evidências igualmente extraordinárias. O que ocorre é o inverso: quanto mais incrível a história, menos evidências.

Ao fixar tanto a atençao em uma possível explicação paranormal essas pessoas nunca se deram conta de que esses fenômenos podem ser explicados de forma natural. Os sons podem ser produzidos por objetos comuns como exaustores ou até mesmo a passagem de correntes de ar por espaços vazios nas paredes, entre dezenas de possíveis outras explicações, todas perfeitamente naturais. O que cria a ilusão de sobrenatural é o fato de não identificarmos em um primeiro momento a explicação para determinar aquele fato curioso em específico, depois é so estar munido de um pouco de superstição, deixar a imaginação correr solta e pronto ! Mais uma casa ganhou status de ser mal-assombrada e não vai demorar para que esta fama se espalhe.

Mesmo que apresentássemos aqui 20 casos de casas mal-assombradas e todas as explicações físicas plausíveis, ainda assim os entusiastas de fantasmas iriam acreditar que no caso nº 21 terão a prova cabal que coincida com suas crenças. Eles irão se refugiar no fato de que nunca ninguém reunirá informações suficientes para desmentir todas as histórias, e mesmo se isso acontecesse eles sempre iriam ficar na expectativa de que a próxima história será a verdadeira.


Tudo é possível, mas é tudo muito improvável...