domingo, 12 de outubro de 2008

Candidatos usam humor para tentar conseguir votos


ASPIRANTES A VEREADOR CRIAM CAMPANHAS DIVERTIDAS PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE ELEITOR. ESPECIALISTA DIZ QUE ENGRAÇADINHOS SÃO PARTE DO FOLCLORE

Alem dos debates sobre onde investir o dinheiro publico e da briga entre os que concorrem ao poder Executivo,a a eleição tem outra coisa que não muda: candidatos que querem aparecer. Nem que, para isso, tenham de recorrer a slogans de qualidade um tanto duvidosa e que divertem mais do que informam os eleitores.

Mesmo correndo o risco de serem desacreditados por eleitores, digamos, mais conscientes, eles optam por serem lembrados a qualquer custo.

é o caso da candidata Sonia Perereca, que concorre a uma vaga de vereadora em Mogi das Cruzes (Grande são Paulo) com o slogan "não engula sapo, vote na Sonia Perereca". "Esse é meu apelido de infancia. Aí fiquei bolando varias frases diferentes, como 'a Câmara merece uma perereca', mas acho que essa foi a melhor. As pessoas estão comentando. Para o pobre é dificil entrar na Câmera, temos de fazer marketing", afirma a Perereca, que tenta se eleger pela terçeira vez.

Outro que usou a criatividade foi Tirrim, com o slogan que cita a canção "Quando o Morcego Doar Sangue", de Bezerra da Silva. "Voce já viu morcego doar sangue e saci cruzar a perna? Vote Tirrim, eu faço", diz o candidato, nos seus dez segundos no horaruio eleitoral. Tirrim conta que foi ele quem bolou a frese.

"Atualmente voce nao sabe mais se esta vendo novela ou show de samba no horario politico. Tenha de chamar a atenção de algum jeito, e todos falam de educação, saude e segurança", afirma, referindo-se ao numero de "celebridades" que são candidatos.

Outro que alega falta de verbas é o Reverendo Dinarte, da frase "Na hora de votar, deixa Deus te usar", seguido pelo grito de guerra "Eeeeeeiiiiiita, Deus!" Alem de tentar conseguir o boto por conta da excentricidade, ele tambem mira no publico evangelico. "Eu sempre falo 'deixa Deus te levar' no dia-a-dia, é uma expressão que eu inventei e que significa mais ou menos, faça o bem, nõ seja egoista'. ja o 'eita Deus', é la do Rio Grande do Norte, de onde eu venho", conta Dinarte, que pretende investir em educação.

E que tal votar no "cãoditado" Luiz Nusbaum, que como fica obvio, é fã de cachorros? "Eu digo que sou um "cachorreiro", que é diferente de ser somente o dono de um cachorro. Como aqui em Higienópolis tem quase mais cães que gente. Decidi usar isso a meu favor, ja que todos me conhecem como o pai do Billy (um labrador)", conta Nusbaum, que é medico e quer investir na saude se for eleito, alem de ter planos para os amigos de quatro patas.

Segundo Claudio Couto, doutor em ciencias politicas, o folclore está incorporado. "Ja tivemos o macaco Tião (que 'concorreu' à Prefeitura do Rio em 1988 e teve milhares de votos). Eles podem conseguir votos de protestos ou dos mais ingenuos", diz.
(Jessica Torrezan)
CELEBRIDADES TAMBÉM ESTÃO NA DISPUTA

As celebridades invadiram o horario eleitoral. Desde pagodeiros, como Netinho de Paula e Luiz Carlos do Raça Negra (assim, sem virgula), passando por cantores outrora populares como Nahi,. Ovelha e Agnaldo timoteo, que quer a reelição.

Sergio Mallandro tenta se eleger pela primeira vez com o apoio dos universitarios com o slogan (povo da facul, vote no Glugu". Z drag queen Leo Aquilla tambem quer ser vereador e usa a frase "eu não sou macho, mas homem eu sou" como mote de campanha. "É para alfinetar os machoes que estão por aí."

A turma dos esportes também esta representad. O ex-judoca Aurelio Miguel e o ex-jogador de futebol ademir da Guia tentam a reeleição, enquanto o ex-corinthiano Dinei tenta entrar para o time. "Eles tem chances. As pessoas votam em quem conhecem", dfiz o especialista Claudio Couto.
(JT)

CONFIRA OS SLOGANS DE ALGUNS CANDIDATOS A VEREADOR NA GRANDE SÃO PAULO

A saúde está doente, um tremendo rebuliço. Conto com o seu voto para melhorar tudo isso. - Daniel, de São Paulo

Atenção, são Paulo, confie na dica, vote Alberto Bidica. - Alberto Bidica, de São Paulo

Voce ja viu morcego doar sangue? E saci cruzar a perna? Vote Tirrim, eu faço! - Tirrim, de São Paulo.

O amigo certo das horas incertas - Rubinho do IML, de Suzano

Voce que tem medo ao chegar e sair de casa, sem medo, sem temor. Joao Lourenço para vereador. - Joao Lourenço de São Paulo

Conto com seu voto, vista essa camisa - Jonas Camisa Nova

Os politicos ha mais de 40 anos lêem o mesmo livro. Vamos mudar de autor. Peroba neles! / Para os capadócios e caras-de-pau, peroba neles - Osmar Lins, de São Paulo, que varia o bordão mas não muda o final.

Não engula sapo, vote Sonia Perereca - Sonia Perereca, de Mogi das Cruzes, com fundo musical de "Perereca na Lagoa"

Quero ser ser cãodidato - Luiz Nushbaum, que se identifica como cachorreiro, de São Paulo

No dia de votar, deixa Deus te usar, Reverendo Dinarte, eita Deus! - Reverendo Dinarte, de São Paulo

Chega de Mentira, vote na Jandira - Jandira, de São Paulo
Vamos arrebentar a boca do balao - Concci Marco, de São Paulo, que, com uma agulha, estoura baloes enquanto fala

É hora de mudar com tia Ana Escolar - Tia Ana Escolar, de São Paulo

Comigo o seu voto é campeao - Aurelio Miguel, judoca, de São Paulo

Sergio Mallandro lá, Sergio Mallandro lá, 14.800 eu vou votar (guglu, iéié) / Toda a facul, vote no gluglu.- Sergio Mallandro, de são Paulo (no ritmo do extinto "Show de Calouros", com a narração de um imitador de Silvio Santos)

Eu nuca vou te abandonar. Corinthiano vota em corinthiano - Dinei (ex-jogador do Corinthians) de São Paulo

Vote no negrao - Netinho de Paula, o pagodeiro, de São Paulo

Vou ensinar na escola qual a diferença entre ser homem e macho. Eu não so macho, mas homem eu sou - Leo Aquila, drag queen, de São Paulo

Fonte: Jornal Agora São Paulo, 15/09/2008