segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Sobrenatural

Você acredita no sobrenatural ? esta sua crença baseia-se em alguma experiência que vc tenha vivido ? Ou ela é apenas uma crença fundamentada na sua imensa vontade de acreditar em algo ?

Frequentemente ouço as pessoas falando: deve haver alguma coisa... não podemos estar sozinhos... deve haver algo maior... etc... etc. Só que esse tipo de pensamento baseia-se sobretudo na sua necessidade de acreditar e não em um fato que você tenha constatado. Você adota uma crença levando em consideração aquilo que lhe parece mais aceitável.

A crença no sobrenatural aparece para preencher um vazio que a ciência ainda nao preencheu. E ela parece bem adequada para as pessoas que carecem de achar um sentido para tudo. Como elas não vêem de forma objetiva este tal sentido, eles atribuem isso a algo que está acima de sua compreensão. Como disse antes, é uma crença fundamentada puramente na sua necessidade de crer.

Será que o sobrenatural existe de verdade ? antes de tentar responder estar pergunta, procure se despir de todos os seus conceitos e crenças. Vamos pensar de uma forma puramente lógica e racional, se qualquer descoberta tiver que ser feita ela será feita somente através do método científico. Não existe um outro meio.

Até para aqueles que acreditam que a ciencia nao pode obter certas respostas. Eu convido estas pessoas a me mostrarem uma ferramenta mais eficiente para que possamos nos aproximar de conhecer as verdades do universo. Abandonem tudo oq a ciencia conquistou até hj e vejam se conseguem ir muito longe com esta ferramenta. Me mostre alguma coisa que trouxe mais benefícios para a humanidade do que a ciência.

A ciência não se propõe a ter TODAS as respostas. Quem tem esta pretensão é a religião. Como falei ela é apenas uma ferramenta para nos aproximarmos da verdade. Em linhas gerais, a ciência quer ter certeza.

Se uma verdade é absoluta ela não tem que fugir de ser testada. Ela tem que sofrer todos os testes possíveis, para só então chegarmos a conclusao de que ela é uma verdade. Se algo é real sem dúvida esta coisa não precisa se esconder de ser comprovada. Certo ? a menos que vc seja do tipo que use a fé como instrumento. Neste caso vc pode acreditar sem provas. E eu lhe digo que papai-noel existe, e vc nao pode duvidar pois seu unico instrumento é a fé.

Ao cerne da questão: sobrenatural existe ? Você já ouviu falar sobre o desafio de Randi ? quem provar de fato que possui algum poder sobrenatural ganha 1 milhão de dólares ! E vc acha que alguem ja ganhou esse premio ? Claro que não ! e pq será ? talvez pq não exista o sobrenatural...

Ou vc pode achar outras explicações para se iludir: quem sabe os sobrenaturais nao gostem de dinheiro ou nao querem publicidade ? ou o mundo do além os tenham proibidos de mostrar seus poderes. Quem é que sabe ??

O que eu não aceito nessa história de sobrenatural é o fato de as pessoas acreditarem que nossas vidas são governadas por poderes e entidades fora do nosso controle. Ás vezes atribuem certos acontecimentos em suas vidas puramente ao sobrenatural. Porém, esta atitude faz com que a pessoa deixe de se responsabilizar por ela mesma. Isso tira a sua liberdade, e vivendo nesta crença limitadora ela deixa de ser um motorista para ser o passageiro de sua propria vida.

Eu falo isso pq penso na minha Fernandinha. ela tem uma crença muito forte no sobrenatural. E ela acha que certos aspectos de sua vida sao o resultado de coisas sobrenaturais... Eu queria que ela tivesse um pouco mais de liberdade de pensamento e se responsabilizasse mais por seus atos. Não devemos responsabilizar o invisivel pelas circunstancias em que nossa vida se encontra.

Amor, vc pode ter a crença que vc quiser. da mesma forma que cada país, que cada cultura desenvolvem as suas proprias crenças. Existem milhares espalhadas por aí. Só que eu acho que as suas crenças são muito limitadores, lhe tiram a sua liberdade, não lhe acrescentam nada e apenas te fazem mal.

O sobrenatural não existe de forma alguma. sabe onde ele existe ? apenas em sua mente.