sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Visualiza E Não Responde? Vai Pro Inferno!


Do que adianta ter incontáveis redes sociais e aplicativos de conversação se as pessoas nem se dão ao trabalho de responder quem as solicita? Não me refiro a quem demora para responder. Na correria do mundo atual é até aceitável que as pessoas não o respondam prontamente. Me refiro a quem recebe sua mensagem e NUNCA envia uma resposta!

clique em mais informações para continuar lendo.


Isso é extremamente deselegante. É a mesma coisa que você estar conversando com uma pessoa e ela simplesmente virar as costas e ir embora. Na vida real elas não fazem isso, mas por que é que elas pensam que possuem salvo conduto para serem mal educadas no mundo virtual? As pessoas merecem o mínimo de consideração e respeito! 

Se você como eu detesta com ódio mortal ser visualizado e ignorado não faça o mesmo. Se alguém te enviou uma mensagem, RESPONDA! Exceto nesses casos:

  • Você está ignorando de volta alguém que já te ignorou antes. A vingança é um prato que se aprecia frio!
  • Alguém está te enviando SPAM.
  • Alguém está te perguntando algo que você já respondeu.
  • Alguém te enviou algo apenas para sua informação, sem necessitar de resposta.
  • Uma pessoa chata, desagradável e que você sabe que não gosta de você está tentando alguma forma de provocação.
  • Algum curioso fica tentando obter informações pessoais suas.
  • Alguém te fez uma pergunta imbecil demais.
  • Alguém está te amolando, pedindo favores e abusando da sua boa vontade.
Tudo tem limite. Acho que nestes casos acima é até aceitável ignorar uma pessoa. Mas nem sempre toda mensagem visualizada e ignorada realmente merecia ser ignorada.



É Whatsapp, chat do Facebook, email, comentários do Youtube.... A lista de formas para ser ignorado é imensa! Sempre que surgir uma nova rede social ou aplicativo de conversa é mais uma nova maneira para ser ignorado!

Tudo bem, você não tem obrigação de ser amigo de todo mundo e também não tem obrigação de responder tudo. Mas aqui vai algumas respostas que as pessoas podem usar nestas situações:

  • Desculpe, não posso ajudar.
  • Desculpe, não posso ajudar. Mas Fulano, pode.
  • Desculpe, não sei a resposta.
  • Desculpe, não sei a resposta. Mas Fulano, sabe.
  • Desculpe, estou meio ocupado. Tal horas lhe respondo. (mas tem que responder mesmo)
  • Fulano, recebi seu email. Mas não posso ajudar. Para obter sua resposta você precisa fazer assim assado.
  • Fulano, recebi seu email. Mas não posso ajudar. Envie um email para Beltrano, ele certamente saberá lhe dar uma resposta com propriedade.
Existem pessoas que recebem uma enorme quantidade de mensagens diariamente. Muitas vezes, é humanamente impossível responder a todos. Mas nestes casos, estamos falando de atores, cantores ou pessoas muito famosas. É até previsível que elas não nos respondam.

Estes são casos excepcionais. Sabemos bem que a maioria das pessoas não responde por que não quer. Simples assim. Mas o que será que justifica esse comportamento chato e desagradável? 

Nem sempre enviamos mensagens para alguém por não termos nada para fazer. Não quer dizer que estou querendo fazer amiguinhos, que estou paquerando alguém ou pedindo favores. Muitas vezes procuramos alguém por motivos profissionais. Queremos pedir um conselho jurídico, queremos tirar uma dúvida sobre um produto antes de comprar, queremos saber o endereço de uma loja, etc.

Ainnnnn... você pode telefonar e resolver tudo!

Isso não ameniza em nada a situação. O tempo para responder uma mensagem ou gravar um simples áudio é bem menor do que o tempo que uma pessoa gastaria discando um número, esperando chamar, ser atendido e depois começar a falar. Isso se não tiver nenhum problema de sinal ou número ocupado. 

Eu particularmente mal uso telefone. Resolvo tudo virtual mesmo. Sinto que aparelho telefônico é um atraso de vida. Mas se estiver em uma situação urgente que necessite de resposta imediata usaria o telefone como ultimo recurso, uma vez que as pessoas não levam mensagens a sério e dificilmente bateriam o telefone na sua cara.

Teorias:

Ok, vamos supor que você não foi mal educado, não está perturbando ninguém e foi ignorado após enviar uma mensagem que teoricamente poderia ser respondida.

No mundo virtual as pessoas demonstram quem realmente são. No mundo real elas são hipócritas e fingem polidez. Se pudessem, provavelmente iriam nos ignorar também e nos deixar falando sozinhos. A primeira explicação seria esta: falta de educação.

Na correria do mundo moderno as pessoas estão apressadas e ocupadas. Elas podem ler suas mensagens e planejar responder mais tarde, o problema, é que elas acabam esquecendo e não respondem. As pessoas gerenciam suas conversas de uma forma bastante ruim. Muitas janelas abertas, muitas conversas simultâneas e é óbvio que alguns acabarão sendo jogados para escanteio. No mundo moderno todos estão conectados com todos e no fim não interagem com quase ninguém.

Resumindo, na maioria dos casos não vejo justificativa para visualizar mensagens e não responder. É óbvio que não podemos e nem devemos responder a todos o tempo inteiro. Devemos sim dar atenção para quem nos procura e é digno de uma resposta. Isto é respeito e consideração. Bom senso sempre.