quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

A Famigerada "corrida dos ratos"

 


Quantas vezes você já ouviu falar de "corrida dos ratos" ?? Será que você já parou para pensar o quanto essa expressão é asquerosa e ofensiva? Imagine que você trabalha todos os dias, se esforça para obter o seu sustento, dedica seu suor e é comparado a um rato?? 

A expressão "corrida dos ratos" pode ser considerada ofensiva porque é uma referência pejorativa a pessoas de cor ou de baixa renda, sugerindo que elas são semelhantes a ratos em uma corrida desesperada para escapar de uma situação desfavorável. Por esse motivo, é importante evitar usar essa expressão e optar por outras palavras ou frases mais apropriadas. Se você quer se referir a pessoas que trabalham e estão em um ambiente ruim você deveria procurar se expressar melhor.

Além de ser ofensivo para pessoas de baixa renda, a expressão "corrida dos ratos" também pode ser vista como desrespeitosa para as pessoas que realmente sofrem com problemas relacionados a ratos, como infestações de ratos em suas casas ou áreas de trabalho. Além disso, pode ser considerado desrespeitoso para os animais, os ratos, eles são seres vivos e merecem respeito. Portanto, é importante ser consciente das possíveis conotações negativas da expressão e evitar usá-la.

Por muito tempo eu acreditei nessa balela. Obviamente, nenhum de nós quer pertencer a uma "massa de ratos" que tem uma rotina idiota, repetitiva e nada empolgante. Queremos sair disso e pertencer a uma elite de pessoas iluminadas que transcendeu a realidade e hoje não faz parte da esmagadora maioria. Mas isto é apenas o seu ego gritando com você.

É importante lembrar que a linguagem é poderosa e pode ter um impacto significativo nas pessoas ao nosso redor. Usar expressões ofensivas ou desrespeitosas pode contribuir para a criação de um ambiente hostil e desumano. É importante ser consciente da forma como falamos e escrevemos, e tomar medidas para garantir que nossa comunicação seja respeitosa e inclusiva para todos.


Esta analogia é sobre aquele rato de laboratório que corre sem sair do lugar. Trazendo para o mundo real, a pessoa que trabalha muito e seu dinheiro não cobre adequadamente os seus custos de vida. Então, é como se você estivesse preso em uma armadilha. 

Quem dissemina esse termo normalmente está tentando induzir você a "sair dessa armadilha". E qual seria a saída? Mas é claro, empreender, vender produtos, ser um trabalhador informal ou algo do tipo. Geralmente estas mesmas pessoas trazem uma problemática para em seguida vender a solucionática: e-book, curso, mentoria ou qualquer coisa do tipo que vai possibilitar a você sair desta suposta corrida. 

Estas pessoas nunca mencionam que a solução dessa suposta corrida seria a melhoria das condições de trabalho e um ambiente mais digno para os trabalhadores. Patrões e empregados deveriam ter uma relação mais saudável. 

O problema relacionado ao custo de vida é um problema real. No período pós-pandemia muitas pessoas estavam com problemas para fechar as suas contas e cobrir seu custo de vida. O preço dos produtos e serviço simplesmente disparou, e como o reajuste do salário é mínimo, fica difícil acompanhar essa disparada de preços. Você queima a cabeça para descobrir uma forma de ficar no azul, trabalha, faz horas extras, não sabe o que fazer e de repente um desqualificado qualquer diz que você é semelhante a um rato que corre e não sai do lugar. 

Este é o preço que pagamos por viver em um mundo excessivamente individualista onde cada um que se vire para solucionar seus problemas.

Ser o empreendedor do bolo de pote ou o que vende água nas ruas não é o que vai libertar você da suposta escravidão, pois é bizarro que muitas pessoas estejam sugerindo que todos nós devemos apelar para a informalidade, algo que já existe há muito tempo no Brasil. Duvida? vá ao grande centro de qualquer cidade e veja a quantidade de pessoas que estão tentando vender produtos. As calçadas e ruas estão lotadas de ambulantes.

E então, me surgem esses gurus de internet embuídos da luz da sabedoria que vão ensinar você a fugir da corrida dos ratos. Claro, primeiro ele ofende você com esse termo ridículo, lhe compara a um rato e logo depois lhe vende a solução, arrasta pra cima, clica em saiba mais, vamos conversar no Whats, me dê seu email, assista meu video e vem pro meu webinário grátis. 

Então, ninguém quer emancipar você ou lhe abrir os olhos. Foi só um golpe de marketing para você comprar alguma tralha digital qualquer.

Meu amigo: se você corre e não sai do lugar a culpa não é sua, a culpa é de uma conjuntura social desigual e perversa que atirou você e milhões de brasileiras nessa situação horrível.