sábado, 10 de janeiro de 2009

O deus louco e sua criação demente.


Por que deus lhe criou ?

Vamos partir do princípio que exista um deus que tenha criado tudo o que existe. Ok, agora pergunto-me: o que o teria motivado a criar ? por que se deu ao trabalho ? qual seria o seu objetivo ? que idéia ele perseguia ?

Se existe o deus criador ele não pode ter criado sem uma excelente razão. Pois bem, e que razão seria essa?

Para uma pessoa educada na fé tudo o que ela sabe é que deus a criou e a colocou no mundo. Mas se ela se perguntar o porque deus a criou e a colocou no mundo nunca encontrará uma resposta do ponto de vista racional. Duvido que exista alguém que possa responder a esta pergunta de forma plausível.

A solidão de deus ...


Imagine um ponto no passado no qual deus não tenha criado absolutamente nada. Ele está completamente sozinho, não existe nada para saber, nada lhe pode ser adicionado, nada lhe pode ser tirado, é completamente feliz, completamente sábio, completamente poderoso. É absoluto em sua plenitude.

Este deus não possui vontades, uma vez que é pleno em tudo. Este deus não possui objetivos a perseguir, uma vez que nada lhe pode ser acrescentado. Ele não pode fazer absolutamente nada porque não possui necessidades de nenhuma espécie. Então o que o fez sair de sua inércia ?

Acredito que a maioria aceite como resposta algo como "os mistérios de deus são impenetráveis" Ok ! aceite esta resposta como suficiente ! isto lhe impedirá de se aprofundar na questão, e se o fizer o seu deus desmoronará como um castelo de cartas ao vento.

Do ponto de vista racional e lógico só existe uma explicação: Se existe um deus criador, este criou sem motivos, sem ideal.

Qual é a diferença entre os atos de uma pessoa sensata e o de uma pessoa insensata ? Ora, os atos da primeira possuem uma razão de ser, possuem origem e fim. Quanto aos atos da segunda pessoa não podem se explicar, não podem se justificar. Um louco não é capaz de discernir entre as consequencias de um ato e o que o leva a praticá-lo.

Então as conclusões são muito óbvias: se deus procedeu sem razão, sem objetivo, sem finalidade agiu como um louco e a criação por sua conta parece-nos um ato de extrema demência.