quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

A idiotice do natal

Todo ano é a mesma babaquice: chega a época de natal e o comércio fica alvoroçado na expectativa de lucrar mais com essa época de fraternidade e amor excessivos.

Aí vai você vai visitar a 25 de Março (pra quem não conhece é o aconchegante lugar onde se encontra muito calor humano retratado na foto abaixo)

Lá está você brigando a socos e pauladas por cada centímetro de espaço, levando pisões, tendo que matar um pra entrar numa loja cheia até o teto, comprando tudo o que aparece na frente como se você possuísse a conta bancária do Roberto Justus. Depois vai pagar naquela fila quilométrica, gastando horas intermináveis, padecendo naquele calor insuportável, gastando o que tem e o que não tem e se endividando até a alma.

Você compra dezenas e dezenas daqueles brinquedinhos horríveis que a criançada não quer nem ver por perto. Aqueles carrinhos vagabundos do paraguay que soltam peças e não duram mais do que uma semana. E para a parentaiada você compra toda sorte de quinquilharias que certamente vão ficar esquecidas no fundo de alguma gaveta ou em cima de algum armário juntando poeira.

E lá vai você com aquelas centenas de sacolas carregadas ter que enfrentar aquele oceano de pessoas, empurra daqui, empurra dali... pra encontrar espaço no busão só a custa de muito sacrifício... e lá vai você pra casa presentear sua família ! Eita maravilha !

Depois que todos recebem seus fantásticos presentes é a hora de comer como se você fosse um refugiado africano, come tudo o que vê pela frente, bebe todas.. eita como o natal é bom não é ?

E o menino G-zuis onde entra nesta história ? toda essa baboseira natalina não é pra comemorar o seu nascimento ? cadê a fraternidade ? cadê o amor ao próximo ? Aliás a data 25 de Dezembro foi inventada, pois ninguém tem idéia da data correta. O que é bastante compreensível, uma vez que Jeguezuis é um personagem mítico.

Outra idiotice são aqueles pais que estimulam seus filhos a acreditar em papai-noel. Tem coisa mais imbecíl que isto ? Por que raios vocês fazem isso com as crianças ? o que elas ganham com isso ? qual é a vantagem de crescer acreditando em mentiras ?

Natal é isso mesmo: consumismo desenfreado, hipocrisia, falsidade e mentiras. E é uma excelente maneira de começar o ano totalmente quebrado e endividado...