domingo, 11 de outubro de 2009

A inutilidade da oração


Vamos partir do princípio que deus exista e seja exatamente como os religiosos o descrevem: Onipresente, Onisciente, Onitudo.. etc... Ele sabe tudo o que há para saber, seja no passado, no presente e no futuro. Está em todos os lugares. Certo ????

Se tudo é resultado da vontade de deus, então os pormenores relacionados a vida de cada pessoa também fazem parte dos planos de deus ! Isso ja é suficiente para jogar no lixo qualquer oração e qualquer utilidade que se tente atribuir a ela.

Deus já sabe o que você quer, deus já sabe todas as palavras que você irá usar em sua oração, sabe tudo e já teria determinado tudo com base nisso. Então orar é algo inútil de se fazer.

Orar significaria uma falta de confiança em deus, afinal de contas se você ora pedindo alguma coisa significa que deus não sabe o que faz, significa que nem sempre ele está em dia com as suas necessidades. E se você ora para agradecer por algo seria outra inutilidade: afinal de contas, que diferença iria fazer um agradecimento para um ser que já tem tudo o que se há para ter ?

Orar e não orar dá no mesmo. (com excessão do efeito placebo é claro)

Qual seria então a utilidade da oração ? Pra que orar ???

Em geral as pessoas oram para pedir coisas, por motivos de adoração ou para se confessarem. O mais comum são as pessoas suplicando por algo, apresentando a deus problemas de dificil solução. Tem alguém melhor para se pedir alguma coisa do que deus ?

Imaginem as bilhões de orações feitas por bilhões de pessoas diariamente. Dificil imaginar outra coisa que seja um desperdício de tempo tão grande. Difícil imaginar outra maneira de se frustrar tão eficazmente. Dificil imaginar que exista algum deus que exija isso das pessoas, ele só poderia ser um sádico ! Algum maluco que sente prazer em receber bilhões e bilhões de orações diárias e não atender nenhuma delas !

As orações sempre estão alimentadas com a firme esperança de que sejam ouvidas. E jorram depoimentos de pessoas "atendidas". Vamos supor um exemplo de um cara que é doido por uma mulher, e sem saber o que fazer para conquistá-la ele ora a deus por ela. Após um tempo lá está o sujeito com a garota ! Nestas ocasiões é bastante simples associar fatos com orações. A tentação de acreditarmos em um deus que nos atende é muito grande.

Mas sendo assim, temos que admitir a possibilidade de que deus atenda orações isoladas ao passo que ignora bilhões de outras. Um deus que ajuda um cara a conquistar uma mulher mas ao mesmo tempo ignora pedidos desesperados de pessoas querendo escapar dos campos de concentração ! É difícil ver a lógica por trás deste processo de escolha...

Oração X Miséria:


De acordo com a oração ensinada pelo mito G-zuis, devemos orar pedindo pelo "pão nosso de cada dia" Para quê ? se orar vou receber ? Se não orar não vou receber ? Os famintos na África não estão orando ?

Levando em consideração que milhares de pessoas ao redor do mundo simplesmente não possuem nada para comer, parece realmente inútil orar pelo "pão de cada dia". Se pessoas que não oram recebem o seu pãozinho e outras que oram não o recebem, então podemos concluir que isso não tem nada a ver com orar ou deixar de orar ! Então por que insistir em orar para receber o pão nosso de cada dia ??

É comum orar em agradecimento diante de uma mesa farta. Se você faz isso é porque está dizendo que foi deus quem colocou a comida lá. Mas se sua mesa está completamente vazia quem seria o responsável então ? Façam suas apostas...

Quando agradecemos por um presente é porque a pessoa tinha a opção de não dar e mesmo assim deu. Agradecer a deus pelo seu alimento significa que você está agradecendo por deus não o deixar morrer de fome. É para este tipo de deus a quem você ora ?

Imagine que seu vizinho tenha lhe telefonado para agradecer pelo maravilhoso sol que está fazendo na praia. Isso certamente seria a maior piada do mundo, e no mínimo você chamaria seu vizinho de maluco ! Até porque ele não teve nenhuma participação no sol da praia. Da mesma forma, não faz o menor sentido agradecer a deus pela comida em sua mesa, a menos é claro que deus a tenha feito aparecer lá por mágica ! Sem que você tenha que ter trabalhado, ganhado o dinheiro e ido até o mercado para comprá-la.



Falar em agradecimento é bastante fácil quando é natal e você está diante daquela mesma farta, daquele delicioso peru assado, frutas e aquela infinidade de comida que muitos vão jogar fora... Não fica bem lembrar-se dos esfomeados da África e falar daquelas criancinhas morrendo de inanição. Mas se você agradece a deus pelo seu banquete de natal, significa que foi ele quem colocou tudo em cima da mesa. E significa também que ele se recusou a fazer o mesmo na casa de milhares de outras famílias espalhadas pelo mundo. Por que isso ? será que deus só se importa com algumas pessoas e com outras não ??

Como o senhor do universo decide a quem alimentar e a quem não ? Será que ele alimenta somente os fiéis ? Então como é que temos ateus que não passam fome e tanta gente orando de estômago vazio ? Explicar a miséria e a fome ao mesmo tempo em que consideramos a existência de um deus onipotente e de pura bondade é algo impraticável. Até hoje ninguém conseguiu essa explicação.

Explicar esses despropósitos com uma resposta do tipo "não podemos entender os desígnios de deus" é bastante fácil e conveniente. Te dou um tapa na cara e ainda digo "você não pode entender minhas razões" Quero ver quem vai aceitar isso !! Outra explicação imbecil seria a de que "deus ajuda a quem se ajuda". Bom, como uma criancinha sem forças para nada, sem nada disponível para comer vai se ajudar ?

Há quem diga "os problemas sociais são responsabilidade do homem, não de deus". Sim claro ! seus filhos passam fome, você pode alimenta-los e a culpa é deles né ?? Realmente faz todo o sentido esta lógica !! Mas se a produção e distribuição de alimentos é de inteira responsabilidade de nós humanos, sem a menor interferência de deus, porque deveríamos orar em agradecimento pelo alimento que recebemos ? Deus não faz nada para merecer agradecimentos de ninguém.

Falamos de fome e miséria. Mas isto se aplica a tudo: desastres, acidentes, perseguições, etc.... se você ora para se livrar deles é como se estivesse orando pelo alimento na sua mesa. Totalmente inócuo...

O fim da miséria mundial é complicado, é uma oração que está longe de ser atendida, por mais nobre e desinteressada que ela seja. Ninguém mais querer orar pelo fim da miséria mundial, as pessoas se contentam em pedir coisas mais fáceis em oração: como a tia Cotinha se livrar da dor nas juntas, como o Juninho tirar 10 na prova de matemática, ou o Timão ser campeão mundial ou outras asneiras do tipo... Em um mundo cada vez mais miserável, mais violento, mais instável estes pedidos são uma afronta a suposta onipotência do deus todo poderoso !!

Para cada pessoa que se diz curada milagrosamente por deus, existem 100 mil padecendo em um leito de hospital.

Para cada pessoa que ora em agradecimento pelo seu feijão com arroz, existem 200 mil que não possuem nem um copo de água potável.

Para cada família que reza em agradecimento pelo seu filho ter retornado da guerra são e salvo, existem 300 mil famílias chorando a dor da perda...

E assim os números seguem em ordem crescente.... 400 mil... 500 mil.... 600 mil....

Pois é pessoal, vamos fazer uma oração agora.