segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Furtou hóstias porque estava com fome


SÃO PAULO - Um estudante de 21 anos confessou ter invadido a igreja São João Batista, em Orlândia, a 365 km de São Paulo, e furtado hóstias e o vinho do padre. Ele disse que comeu as hóstias porque estava com fome. Ao deixar o local, o criminoso ainda pichou 'Salve Lúcifer' na parede. O padre esteve na delegacia e perdoou o ladrão. Mas o delegado não. O rapaz será indiciado por furto.

Segundo a polícia, o estudante estava acompanhado de um primo de 15 anos. O garoto ajudou o primo na pichação. O adolescente vai responder por ato infracional na Vara da Infância e da Juventude. Como não tem passagens pela polícia e não houve flagrante, o estudante vai responder o processo em liberdade.

" Para nós, as hóstias são o próprio corpo do Senhor Jesus. É um valor incomensurável para nós, não temos como medir "

O crime aconteceu no último dia 16, mas só foi divulgado nesta quarta-feira. O ladrão entrou na sacristia, abriu um armário, roubou o vinho e pegou as chaves do sacrário, de onde levou todas as hóstias.

- Para nós, as hóstias são o próprio corpo do Senhor Jesus. É um valor incomensurável para nós, não temos como medir - disse o administrador diocesano de Franca, padre Jamil Alves de Souza.

A invasão é mais um registro da violência contra igrejas no interior de São Paulo. Em agosto passado, também no Norte paulista, um rendeu um padre e vários fiéis durante uma missa em Ribeirão Preto. O criminoso levou R$ 92 doados à igreja e imagens de santos da igreja Santo Antônio dos Pobres. O padre contou que foi ameaçado com uma faca. Na igreja Cristo Operário, na mesma cidade, as imagens agora são de cimento, depois que todas as de bronze foram roubadas. Para tentar evitar novas invasões, a igreja instalou grades e cerca elétrica.

No Santuário de Nossa Senhora Aparecida, também em Ribeirão Preto, os criminosos entraram por uma janela. Depois disso, câmeras foram instaladas para monitorar o movimento no entorno da paróquia e um vigilante foi contratado para o período noturno. A recomendação da Diocese é a mesma da capital: não publicar a movimentação financeira da igreja no mural. Os padres pedem que os fiéis consultem os dados na secretaria.

Segundo a polícia, foram seis roubos a igrejas, apenas neste ano, na região.


Publicada em 25/09/2009 às 08h39m
Bom Dia São Paulo, EPTV