segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Renascer caindo pelas tabelas

Muitas pessoas que moram em SP tiveram uma surpresa desagradável neste começo de noite de domingo (18/01). O teto de um dos templos da igreja Renascer em Cristo desabou deixando quase 100 pessoas feridas (algumas gravemente) e 9 vítimas fatais. (números até o momento) Leiam mais detalhes clicando aqui. (relaxe, seu computador não vai explodir, recomendamos aos medrosos a instalação de um bom anti-vírus para acabar com suas paranóias)

Quando este tipo de fato acontece, muito me interessa ouvir a versão daquelas pessoas que acreditam cegamente em DDDDeus. Para mim foi uma infeliz fatalidade, fruto do acaso. Mas partindo do princípio de que todas aquelas pessoas estavam exercendo sua fé e o todo-poderoso estava com elas , como foi que ele permitiu que essa infelicidade acontecesse justamente com tanta gente disposta a estar mais próxima dele ? Se fosse uma reunião de ateus eu até imaginaria as explicações que ouviria...

O que mais me chama a atenção nestes momentos é o egoísmo exarcebado de algumas pessoas que pensam que são o centro do universo. Exemplo: uma mulher que se salvou desta tragédia tem a cara de pau de dizer que "se salvou graças a deus" Só gostaria de saber o que aquelazinha tem de tão especial para que o todo-poderoso se importasse com ela e deixasse para trás outras vítimas graves, deve fazer tudo parte do plano de deus... quem sabe existe algum propósito especial nesta tragédia ?

Agora a pouco o secretário de segurança daqui de SP teve a coragem de dizer que foi a mão de deus que interviu no momento em que o teto estava desabando pois o número de pessoas ainda era reduzido. Outros ainda dizem que isso não passa de um "teste de fé"...

É impressionante como a imaginação humana é capaz de inventar mil e uma explicações mirabolantes na tentativa de justificar o injustificável. Ora, o teto caiu ! o que tem demais em admitir isso ? ás vezes se perde tanto tempo fantasiando e não paramos nem por um minuto para admitir a simplicidade das coisas.

Foi apenas uma construção antiga (dos anos 50) que desabou, só isso ! As causas ainda serão averiguadas, mas eu duvido que algum significado especial e misterioso esteja por trás deste fato.

Quem está fazendo um excelente trabalho é a defesa-civil, os bombeiros, a polícia, os médicos da SAMU e todos direta ou indiretamente envolvidos no resgate e atendimento aos feridos. Afinal, humanos só podem contar com outros humanos: você pode ficar lá na tua igrejinha o dia inteiro orando e pagando dízimo mas quando o teto cai quem assume a bronca de ir salvar a sua pele são outros seres humanos, não é o seu deus invisível ! Esqueça que ele existe nessas horas, ele pode ser poderoso, pode ser infinito e o escambau, mas na hora que a coisa aperta de verdade ele não vai vir te socorrer, esqueça !