quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vaaaaai Brasiiiiiiil !!!!!!

OBS 1: aos amantes da seleção brasileira a postagem abaixo poderá deixar o seu sistema muito nervoso.



OBS 2: se você é daqueles atletas de fim-de-semana que adoram se divertir em um joguinho de várzea, bater canelas, levar uns empurrões, levar cusparadas na cara, se contundir e comer um pouco de grama esta postagem definitivamente não é direcionada para você ! não venham com mimimi depois.



De 4 em 4 anos é a mesma história: todo mundo pendura bandeirinhas do Brasil no vidro do carro, pintam a cara, tocam aquelas cornetas ensurdecedoras, pintam muros e fazem todo o tipo de decoração para a copa do mundo ! E a patria de chuteiras e o patriotismo que só aparecem em época de copa do mundo.



Quando o Brasil joga não importa dia nem hora: todos arrumam uma maneira de evitar o trabalho e ficar em casa para acompanhar os jogos. Quem tem que trabalhar quer logo encontrar uma maneira de largar o serviço para assistir as partidas. Órgãos públicos e privados, comércio em geral, tanto faz ! é todo mundo fechando as portas mais cedo, esquecendo as obrigações para embarcarem no clima da copa !



Que me perdoem os entusiastas futebolísticos: Um fato irrevogável é que pessoas discutem, brigam e se matam por causa desse esporte sem sentido, que não trás nenhuma cultura, nenhum aprendizado ou algo de benéfico para seus torcedores. Hoje em dia futebol é sinônimo de fanatismo e alienação.



Algo que costumo notar é aquele intenso
prazer que algumas pessoas possuem de demonstrar que seus times são superiores ao time de outras pessoas. O que mais seria uma competição esportiva do que uma imensa guerra de vaidades ? todos empenhados em provar que sao superiores uns aos outros e o povo tomando partido e gerando todas as situações de conflito citadas acima.



Milhares e milhares de pessoas dedicam suas vidas torcendo para um time qualquer, dando assim excessiva atenção para ele e pouquíssima a outros assuntos muito mais importantes como a desigualdade social, falta de educação, saúde, desemprego, impostos abusivos e por aí vai. mas talvez seja o papel do futebol trazer um pouco de alegria para este povo sofrido e fazê-los esquecer de todas estas coisas, aqui caminhos mais uma vez na velhíssima historia da política do pão e circo.
Panem et circenses



O pior é que se você pensar desta maneira irá terminar sendo acusado de não ser um “patriota” mas o que seria o patriotismo ? apenas um sentimento tolo, mesquinho e egoísta que só serve para motivar guerras, conflitos étnicos e desigualdade entre povos! Um país nada mais é do que uma linha imaginária em um mapa. Será que vale a pena matar e morrer por algo que existe apenas em nossa imaginaçao ?



Outra coisa que eu acho bem interessante são aqueles discursos emocionados de jogadores dizendo que estão jogando a serviço da torcida. Puxa vida, não são estes mesmos caras que estão o tempo todo trocando de time e até mesmo de nacionalidade ? O que me parece mesmo é que eles estão de fato a serviço dos interesses deles próprios ! Enquanto isso, o pobre torcedor enfrenta uma verdadeira maratona para acompanhar os jogos, gasta seu suado dinheirinho, toma sol e chuva, passa frio e calor, grita até perder a voz em nome de uma paixão tão medíocre. Se o futebol é mesmo uma "paixão nacional" como o Galvão Bueno gosta de dizer eu creio que é um sentimento pouco recíproco.



Ser brasileiro é pendurar uma bandeirinha no vidro do carro ? pintar a cara ? tocar cornetas ? bater no peito e gritar gol ? Se enrolar na bandeira do Brasil ? Se você pensa assim, continue com suas fantasias, mas pense duas vezes antes de reclamar ou reivindicar qualquer coisa neste país ! claro que muitos dos que torcem enlouquecidamente são os mesmos que nem sabem o nome do vice-presidente da república pois votaram brincando na última eleição.



Enquanto você criticava a escalação do Dunga ou amarrava bandeirinhas da seleção para enfeitar a sua rua (nossa que fofo) talvez não tenham lhe informado que nossos nobres parlamentares tentaram antecipar o recesso para o dia 10 Junho ! (Vale lembrar que a seleção entrou em campo no dia 15). Esta proposta foi feita pelo senhor Cândido Vaccarezza (líder do governo) segundo ele, as partidas da copa do mundo “tiram a concentração” e “atrapalham” os trabalhos no legislativo. Felizmente o recesso antecipado não foi autorizado. Claro que a turma da vuvuzela nem deve ter se dado conta disto.



E vamos lá Brasil ! rumo a mais um título ! rumo a festas juninas ! rumo a festas de fim de ano ! rumo a carnaval ! Quem sabe assim agente se alegra um pouco e esquece do país em que vivemos.