quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Papa diz que mundo seria melhor se homem olhasse para Santíssima Trindade

De Agencia EFE

Cidade do Vaticano, 25 nov (EFE).- O papa Bento XVI disse nesta quarta-feira que o mundo seria muito diferente se os homens tivessem como modelo às três pessoas da Santíssima Trindade, "que não só vivem com as outras, mas para as outras".

O pontífice discursou perante cerca de oito mil pessoas que estiveram na Sala João Paulo II do Vaticano para a audiência pública das quartas-feiras, dedicada hoje às figuras dos teólogos do século XII Hugo e Ricardo de São Vitor.

Após ressaltar a contribuição dada pelos dois à teologia monástica e à teologia escolástica, o papa disse que Hugo de São Vitor aprofundou o estudo sobre a relação entre fé e razão, entre a ciência profana e a teologia e ressaltou a "íntima união que existe entre fé e razão".

Bento XVI acrescentou que para conhecer Deus é preciso partir "do que Deus quis revelar de si mesmo através das Escrituras" e destacou que quem conhece o sentido da história descrita na Bíblia, "as vicissitudes humanas aparecem marcadas pela Providência".

"A história não é fruto de um destino cego ou de uma casualidade, como pode parecer. Pelo contrário, na história humana intervém o Espírito Santo, que suscita um maravilhoso diálogo dos homens com Deus, seu amigo", afirmou o pontífice.