quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O país dos apagões


O Brasil inteiro ficou às escuras ! Muito crente fervoroso deve ter dado pulos de alegria achando que Jesus estava voltando, mas infelizmente não era nada disso.

Não era o final dos tempos, foi apenas um problema no fornecimento de energia, que inclusive repercutiu em vários sites de notícias pelo mundo, como o BBC...

Aqui em Sp foi um verdadeiro caos: avenidades movimentadas sem sinalização, trens e metrôs parados, pessoas sem condições de voltar para casa, alguns telefones não funcionavam, aparelhos eletrônicos queimados, hospitais sem gerador, industrias que pararam a produção e muitos outros transtornos que atingiram várias cidades. Até o Paraguay ficou 90% no escuro.

O que aconteceu então ? a resposta demorou a chegar, e quando veio foi de forma meio confusa: Itaipu disse que o problema foi em sampa, e SP diz que o problema foi em Itaipu. O ministro das Minas e Energia diz que "provavelmente" ocorreu um problema devido a chuvas e descargas elétricas, mas que ao certo não se sabia e já na quinta-feira disse que o assunto estava encerrado. Meteorologistas afirmaram que não houve nenhuma ocorrencia climática anormal na região de Itaipu que refletisse em um apagão a nível nacional.

Apressaram-se para vir a público dizer que o sistema de distribuição de energia no Brasil é um dos melhores do mundo ! Quando um problema ocorre em uma subestação ele não se propaga para as demais. (teoricamente uma falha em um estado não afetaria outro) Mas na terça nada disso funcionou e ainda demoraram para dar satisfações.

Quem engoliu o comentário do Tarso Genro ? "foi um micro problema" Imaginem o que seria um grande problema na definição dele, agora tudo é uma marolinha...

Então temos que engolir a explicação de que uma chuvinha, um ventinho e umas pequenas descargas fizeram quase todo o Brasil ficar no escuro. (condições climáticas que os meteorologistas já garantiram estar dentro da normalidade) Então toda vez que chover umas gotinhas e bater um ventinho o Brasil todo fica no escuro ??



Não interessa se chove ou faz ventinho, o governo tem que garantir o fornecimento de energia a todo custo ! Não custa nada lembrar que o Brasil não tem grandes problemas com terremotos e furacões. Pagamos uma das tarifas mais caras do mundo ! As empresas de energia comprovadamente estão recolhendo dinheiro de tarifas cobradas abusivamente, se o cidadão não paga cortam a luz dele E ainda querem nos convencer que nosso sistema é supimpa, que tá tudo beleza, que falhas existem mesmo, que outros países também possuem seus problemas... acho que não é bem por aí.

Especialistas concordam que o sistema PRIVATIZADO e automatizado apesar de receber investimentos e ser moderno é muito mal administrado e carece de mão de obra especializada, tornando-se muito vulnerável a novos apagões. (puxa, não é mais fácil dizer isso do que botar a culpa no coitado do ventinho ?)

Depois que toda a porcaria já foi lançada no ventilador querem sentar para discutir sobre energias e colocar geradores de emergência nos hospitais. (caramba, porque não pensaram nisso antes ?)

Colocam a culpa em ventinho, no raio que nos parta, falam que o problema é micro, que nosso sistema de energia é uma beleza... Mas o que eu não vi ninguém comentando é sobre a falta de energia para suprir a demanda de crescimento e apelo ao consumo que ocorre aqui na nossa Terra Brasilis. Era óbvio que cedo ou tarde algum apagão iria acontecer.

Este governo não construiu nenhuma usina em todos os seus 7 anos. As empresas de energias são estatais, infestadas de pessoas totalmente incapacitadas para exercer seus cargos. (ou qualquer outro cargo.)

Como se a baderna da falta de energia não fosse o suficiente a politicagem não poderia ficar de fora: Aliados do PSDB e o presidente do PPS já desceram a lenha no presidente Lula. (preparativos para as eleições 2010 ?) Nossa ministra Dilma Rousseff tinha declarado há duas semanas que um novo apagão jamais aconteceria. (é essa turminha que a população vai eleger ???)

Pois é pessoal, acho bom comprarem lampião, lanternas e saquinho de velas. Nunca se sabe ! Um apagão pode estar nos esperando por aí: já saboreamos apagão aéreo, apagão energético... qual será o próximo ? façam as suas apostas, Brasil o país dos apagões !