domingo, 15 de fevereiro de 2009

Salvação, diga-me como !

Texto de Carlos Apodman

O grande foco da teologia Cristã é a Doutrina da Salvação, ou seja, se fizermos isto ou aquilo que agrada a Deus seremos “salvos” ( do que ? ).

Porém a Bíblia é farta de contradições sobre o que leva a salvação mas os dois pontos que lutam entre sí são: a salvação vem pelas obras ou pela fé apenas ?

Vejamos:

Os apóstolos nos dizem que a salvação vem pelas obras:

Tiago 2:14 “Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?”
...
Tiago 2:17 “Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma”

Apocalipse São João 22:12 “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”

Porém Paulo afirma taxatativa e repetidamente que a fé vem pela fé, pela simples aceitação de Jesus como salvador, as obras pouco importam ou possuem um papel secundário na salvação:

Efésios 2:8, 9: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."

Romanos 10:9: "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo."

Romanos 10:13: "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo."

II Timóteo 1:8 Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus,

II Timóteo 1:9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,"

Mas as contradições não param, os apóstolos em seus evangelhos mostram Jesus um "tantim" confuso sobre a questão agindo contra as suas palavras:

Em Lucas 7:50 Jesus garante a salvação a uma prostituta apenas por sua fé:

“Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.”

( ou será que a obra caridosa da prostituta em atender as necessidades de jovens desesperados com seus hormônios em fúria foi relevante para sua salvação ? )

Em João 1:7 é dito que o sangue de Jesus foi o suficiente para que todos fossem limpos de seus pecados assim a Salvação é universal desde então:

“mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado”

Tais contradições são a fonte de grande divergência entre as diversas linhas cristãs, Católicos somente através das obras as almas são salvas, para os evangélicos apenas a fé basta ( “aceite Jisuix em seu coração” ), para os Calvinistas os slavos já foram determinados ( Predestinação ) cabendo ao indívudo seguir segundo os preceitos de Cristo para que tenha certeza para si mesmo que é um “salvo”.

Afinal, são as obras ou a fé que a garante a salvação ? Ou a salvação já está predestinada ?

Bíblia, sempre inerrante,a palavra imutável de Deus !

.