quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Caso Eloá

Creio que muitas pessoas ficaram extremamente horrorizadas com o desfecho do sequestro da jovem Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, que foi mantida refém durante mais de 100 horas pelo ex-namorado em Santo André. Como pode um sequestro durar todo este tempo ? quem estava no controle da situação ? as autoridades ou o jovem meliante ?

Lindemberg Alves, de 22 anos é o nome do sujeito que manteve sua ex-namorada por exaustivas 100 horas em seu poder. Que ótimo que a jovem Eloá decidiu se livrar deste tal Lindemberg. Afinal de contas para fazer tudo o que ele fez é porque não tem nem um pouco de auto-estima. Não tem nada a oferecer para ninguém.


100 horas ! Imaginem o que representa todo esse tempo ! inúmeras viaturas e policiais mobilizados por tanto tempo apenas por conta deste sequestro ! As autoridades já possuem tanto a fazer, elas não podem se aventurar num sequetro de 100 horas !

Uma pessoa sofrer de amores é algo normal e corriqueiro, acontece todos os dias. E cada um de nós deve exercer a capacidade de lidar com perdas e frustrações. O término de um relacionamento não é o fim do mundo, você pode romper com quem quiser, mas você vai sobreviver ! vai encontrar outra pessoa e a vida continua.

O problema é que algumas pessoas desequilibradas e doentes parecem não entender coisas tão simples. A extrema falta de auto-estima faz com que elas sejam possessivas ao extremo. Elas não lidam muito bem com frustrações e não fazem uso do bom-senso. Acham que são donas de outras pessoas, acham que são o centro do universo, pensam que toda a humanidade deve se render aos seus caprichos. Talvez tenha sido este o caso do nosso camarada Lindemberg, tão frouxo que não conseguiu aguentar o fora que tomou e para se sentir machão novamente arrumou uma arma e tentou resolver toda a situação na bala. Invadiu a cada da ex-namorada achando que era Charles Bronson...

As negociações do caso já mostravam que o aprendiz de sequestrador era uma pessoa extremamente instável. Em determinados momentos dava sinais de que iria se entregar, mostrava sinais de lucidez e em outros momentos mudava drasticamente de comportamento e recuava. Estabeleceu-se uma situação insustentável. Um final trágico era algo esperado por antecipação.

Inexplicavelmente em várias ocasiões o sujeitinho colocava o revólver para fora da janela e disparava. Não me pergunte o que ele queria com isso, só sei que os policiais assistiam a esse festival passivamente....

Percebe a situação ? minha namorada me dá um fora, eu invado a casa dela, toco o terror, sequestro, ameaço a vida de várias pessoas, dou tiro para todos os lados e fica por isso mesmo ? fica tudo barato ? é por isso que existe tanta criminalidade ! pois a bandidagem sabe que vai deitar e rolar mesmo...

Em pelo menos 6 ocasiões o sujeitinho esteve em condições de tomar um belo de um head shot ! (para quem não sabe, tiro na cabeça!) Isso não aconteceu porque a ordem não foi dada. Acho que a polícia imaginou que tudo terminaria com uma chuva de pétalas de rosas e todos seriam felizes para sempre.

Não sei o que a polícia queria, talvez eles estivessem aguardando que o sequestro completasse 200 horas. O cara ameaçou, pintou, bordou, deu tiro pra todo lado, agrediu, descumpria os acordos que fazia, debochava das autoridades.... e enquanto isso a policia do lado de fora assistindo a tudo passivamente.

Resultado? depois que a polícia ficou de saco cheio resolveu entrar. A desculpa foi um tiro "supostamente" dado no interior do apartamento. Primeiramente afirmaram com toda segurança que este tiro havia sido dado, depois disseram que "poderiam ter se enganado". Pois é, este é o preparo da nossa polícia que tem que usar copo de requeijão pra escutar o que se passa do outro lado da parede.

Infelizmente ainda houve tempo para que o sequestradorzinho mequetrefe disparasse duas vezes contra sua ex-namorada e sua amiga Nayara. E por falar nisso, ela havia estado muito tempo no apartamento e foi liberada tempo depois. E inexplicávelmente ela volta para lá ! é uma coisa que só vemos aqui nesta terrinha chamada Brasil...

Se fosse uma situação destas nos States, a polícia crivaria este infeliz de bala dos pés a cabeça. Seria um lixo a menos no mundo e as garotas estariam a salvo.

Eloá chegou em estado gravíssimo no hospital. levou na cabeça um tiro à queima roupa e houve perda de massa encefálica, mesmo que sobrevivesse viveria por anos sofrendo com as sequelas do tiro, talvez vivesse até em estado vegetativo. Por sorte sua amiga Nayara sobreviveu, apesar de levar um tiro no rosto.

A imprensa gastou muito tempo discutindo se houve ou não tiro dentro do apartamento. E algumas emissoras também se aproveitaram do momento para explorar o máximo possível a desgraça alheia. Era só ligar a televisão e nao se falava de outro assunto. Quase ninguém discutiu a ação policial que poderia e deveria ser mais enérgica ! É um absurdo os bandidos deitarem e rolarem do jeito que estão !

Depois o pobrezinho do Lindemberg disse que estava arrependidinho. coitado dele né ? Dá tiro à queima roupa na cabeça de uma jovem que tinha a vida toda pela frente depois vai falar de futebol com os advogados de porta de cadeia que não pensam nem um pouquinho em aparecer em frente as câmeras.

Esse caso foi uma confusão danada, no meio da muvuca descobrem que o pai da Eloá é um foragido da justiça do Alagoas acusado de vários crimes...

A polícia não pode ser assassina, não pode executar. Mas ficaram cheios de cuidadinhos, com peninha do sujeitinho e olhe no que é que deu ! Queriam fazer tudo certinho e no fim deu tudo errado e o pior é que uma vida se perdeu.

Até quando suportaremos esse tipo de situação ? quantas "Eloás" ainda terão que morrer ? quanto tempo durarão os próximos sequestros ? 200, 300, 500 horas ???